ATIVIDADES DE ESCRITA/ORALIDADE

PROJETO DE CONTINUIDADE

 
Lenços dos namorados
No dia 14 de fevereiro de 2022, nas aulas de Apoio ao Estudo,  alunos do 6.º ano leram e analisaram a mensagem de vários lenços dos namorados. Seguidamente, reescreveram as mensagens, sem erros ortográficos, nos seus cadernos diários, com a supervisão das professoras de Português e de Educação Especial. Por fim, selecionaram uma das mensagens que registaram e ilustraram com marcadores coloridos.
   
 
 
Estendal de personagens de histórias infantis
Os alunos, nas aulas de Português, durante o primeiro período de 2021/2022, selecionaram uma história/um conto para apresentarem, oralmente, à turma. Nas aulas de Educação Visual  ou no  Centro de Apoio à Aprendizagem criaram uma personagem alusiva à história. Alguns alunos criaram a personagem em casa, com o apoio da família. Posteriormente, numa aula de Português, os alunos, incluindo aqueles com adapatações curriculares significativas, apresentaram o reconto oral da história à turma, com recurso à personagem criada.
As personagens criadas pelos alunos foram expostas nas bibliotecas escolares ou na Sala de Convívio dos Alunos.

      
 
Painéis / Árvores da Poesia
 
No decorrer do mês de abril de 2021, alunos de todos os níveis de ensino participaram na criação de painéis / árvores onde foram expostos poemas / lengalengas / frases / palavras recolhidos ou criados pelos mesmos.
 
 
 
Escola Secundária de Carregal do Sal
 
  
 
 
Escola Básica Nuno Álvares
  
 
Escola Básica de Carregal do Sal
 
 
 
 
Escola Básica Aristides de Sousa Mendes
 
 
 
 
Recriação de uma obra em linguagem simbólica
 
No Centro de Apoio à Aprendizagem, em abril de 2021,  duas alunas do 6.º ano,  com necessidades específicas recriaram a obra A minha Mãe, em linguagem simbólica, com recurso ao software Escrita  com Símbolos,  com o apoio da professora de Inglês e das professoras de Educação Especial.
 
              
 
 
 
 
Uma história verídica - março de 2021
 
História criada por dois alunos com adapatações curriculares significativas, baseda em factos verídicos. A partir da história, foi criado uma apresentação multimédia que inclui som (texto lido por alunos do 3.ºD) e imagens.
 
 
 
 
ESCRITA COM SÍMBOLOS - novembro 2020
 
No Centro de Apoio à Aprendizagem, alunos com adaptações curriculares significativas utilizam o software "Escrita com símbolos" para criarem pequenos textos. Desta vez, reescreveram a ementa da cantina com recurso a este sofware.
 
 
 
 
 
 
 
 
OFICINA DE ESCRITA "Histórias ao cubo" - novembro 2020
 
Alunos do 6.º ano, com adaptações curriculares não significativas, coloriram um cubo com imagens alusivas à lenda de S. Martinho. Seguidamente, a partir do cubo, recontaram a lenda. 
 
 
 

 
 
 
 
 
OFICINA DE ESCRITA "Criando uma personagem" - novembro 2020
 
Alunos do 7.º ano, com adaptações curriculares não significativas, participaram numa sessão oficina de escrita criativa, dinamizada pela professora bibliotecária e pela professora de Educação Especial. Partindo de uma espécie de jogo, os alunos criaram uma pequena história, mostrando-se bastante interessados e participativos.
 
 
 
CAIXA DE LETRAS (novembro 2020)
 
No Centro de Apoio à Aprendizagem, alunos com adaptações curriculares significativas realizam atividades de escrita/leitura, 
utilizando material adquirido recentemente para promoção da leitura e da escrita - CAIXA DE LETRAS.
 
 
 
 
PICTODADOS (outubro 2020)
 
No Centro de Apoio à Aprendizagem, alunos com adaptações curriculares significativas realizam atividades de expressão oral e 
de escrita a partir de material adquirido recentemente para promoção da leitura e da escrita - PICTODADOS.
 
 
 
 
No dia 9 de outubro de 2020, a professora bibliotecária esteve presente numa aula de apoio a alunos com necessidades específicas do 9.º ano, a fim de dinamizar, conjuntamente com a professora de Educação Especial, uma oficina de escrita criativa a partir de um dos desafios da escritora Margarida Fonseca Santos.
Os alunos criaram uma história em 77 palavras (como era o primeiro exercício, foi permitido um número superior), tendo aderido muito bem ao desafio, o qual realizaram com bastante empenho e criatividade.
 

  
 
 

 

 

 

 

 

 

Desafio - criar um texto com 6 palavras que contenham letras da palavra otorrinolaringologista

gorila

 largo

 artista

 lista

latas

golos

Estava o gorila a comer uma banana, quando de repente, começou a ser atingido por umas latas! O gorila ficou muito irritado, largou a banana e fugiu para o largo da floresta, para tentar acalmar-se. Já mais calmo, começou a fazer uma lista de possíveis autores daquele ato cruel. Enquanto não encontrou o autor, ele andou a marcar golos com as bolotas que estavam debaixo do carvalho. Nisto, apareceu por ali um artista de circo que veio pedir-lhe desculpa!...

Inês / Mariana/ Raquel /11.ºC

largo

ginasta

tango

gorila

rolar

largos

Havia em tempos longínquos, uma rapariga muito bonita, com os olhos azuis, com o cabelo cor de ouro e que tinha um rosto muito largo, mas formoso. Ela, nos seus tempos livres, era ginasta, mas claro, contra a vontade do seu pai, porque ele queria que ela fosse dançarina de tango. A rapariga tinha um animal fabuloso, a seu ver, que era um gorila que adorava rolar nos lagos do palácio.

Margarida Ferreira - 9.º B

 

Desafio - criar um texto com 6 palavras que contenham letras da palavra internamente

interna

mente

manter

meter

terna

eterna

 

                A minha alegria vai ser eterna, porque nós não podemos tirar da mente aquilo de que nós gostamos.

                Quando fazemos comida com carinho sai muito boa. Para a alegria manter, podemos fazer várias coisas, porque tudo o que fazemos vai ser divertido.

                A mente é uma parte que controla a nossa alegria, porque se não controlasse, nós seríamos tão malucos!

                A parte interna do nosso corpo pode ser triste ou alegre, tudo depende de nós. Se quisermos meter a alegria a controlar o nosso corpo, a nossa vida será terna!

Filipe Amaral / 9.ºB

 

 
 

PROJETO INICIAL

 

 
 
Utilização do software "Escrita com símbolos" na iniciação à escrita. O Francisco adora utilizar este software para escrever histórias.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Semanalmente, as professoras bibliotecárias dinamizam sessões de escrita criativa com alunos com CEI dos 2.º e 3.º ciclos.
 
 
 Criar enunciados/pequenos textos com letras recortadas em revistas
 
Os alunos recortaram letras de revistas. Com estas letras criaram pequenos textos bastante criativos.
 
 
 
 
 
 
 Abecedário maluco
 
A partir do texto "Abecedário maluco", de Luísa Ducla Soares, os alunos criaram o seu próprio abecedário.
 
A - é a Andreia que come geleia.
B - é a Beatriz que partiu o nariz.
C - é a Catarina que come na cantina.
D - é o Daniel que comeu o mel.
E - é a Elisa que rompeu a camisa.
F - é a Fabiana que escorregou numa casca de banana.
G - é o Gonçalo que fez um calo.
H - é o Hilário que escreveu o sumário.
I - é a Isabel que tem um anel.
J - é o João que adora pão.
L - é o Leandro que é um malandro.
M - é a Manuela que adorava canela.
N - é o Nuno que perde no uno.
O - é o Óscar que respira o ar.
P - é o Pascoal que foi levado pelo vendaval.
Q - é o Quim que levou com o pudim.
R - é o Rodrigo que escorregou no figo.
S - é a Sara que levou na cara.
T - é o Tiago que caiu dentro do lago.
U - é o Urbano que tem um ano.
V - é a Vera que gosta da primavera.
X - é o Xavier que engoliu a colher.
Z - é o Zé que bebeu o café.
 
Rodrigo Alves - 7.ºC
 
 

Ana adora banana

Beatriz bebe água no chafariz

Catarina toma uma vacina

Daniel utiliza o pincel

Elisa joga à baliza

Fernando está estudando

Guilherme tem vermes

Henrique vai para o piquenique

Ivone atende o telefone

Joana faz xixi na cama

Leonor tapa-te com o cobertor

Mário abre o armário

Nuno é amigo do Bruno

Olívia rima com lixívia

Pedro tem um segredo

Quintino é campino

Rosa está tão vaidosa

São vai ao pão

Tânia vai a Kidzania

Ulisses faz traquinices

Vasco vai ao tasco

Xavier pega na colher

Zé anda a pé

Joana Silva - 10.ºC

 

Ana que adora banana

Bia é a minha tia

Camila leva a mochila

Diana abre a pestana

Elisa veste a camisa

Filipa cheira a tulipa

Guilherme és um verme

Helena vai à discoteca

Inês vai ao Gerês

Joana vai para a cama

Luís vai a Paris

Manuel lê o papel

Natália colhe a dália

Otília bebe o chá de tília

Paulo monta no cavalo

Queirós come a noz

Ricardo foge do leopardo

Sofia fala com a Bia

Teresa limpa a mesa

Ursulina bebe com a Idalina

Vânia dança com a Tânia

Xavier chama a mulher

Zé vai beber café

 

Joana Bento - 9.ºB

 
 
 Criar uma história a partir de três imagens
 
Os alunos escolheram três imagens da arca dos contos: uma personagem, um objeto e um local.
A partir destas imagens criaram uma pequena história.
O Carlos Daniel escolheu as seguintes imagens:
- personagem - cão
- objeto - corda
- local - floresta
Criou esta pequena história.

 

SOS animal

Numa manhã de inverno, o SOS animal foi chamado à floresta, porque uma menina encontrou um cão preso a uma árvore por uma corda. Tinha o pelo macio e branco, o focinho e os olhos eram pretos. Faziam lembrar duas  azeitonas. O cachorrinho estava com muito frio. A menina ligou para o número: 760 501 0 91 e apareceram uma senhora e um senhor. Levaram o cachorrinho para o hospital onde foi tratado.

Depois, foi para uma família que o tratou bem. O cãozinho estava muito contente, pois encontrou uns donos que o tratavam muito bem. A família também estava muito feliz. 

 
Carlos Daniel - 6.ºD
 
 
 Criando uma personagem atípica

 

Objetivo: produzir um texto narrativo, a partir de respostas dadas a questões.

 

 

CRIANDO UMA PERSONAGEM ATÍPICA

 

Exercício I

 

1. Escreve o nome de uma pessoa, homem ou mulher. Eunice

2. Escreve o nome de um lugar distante. Paris

3. Escreve uma idade qualquer. 22 anos

4. Escreve um espaço de tempo (segundos, horas, dias, meses, anos, décadas, séculos, etc.) um dia

5. Escreve um número qualquer. 999

6. Escreve um desejo. Que caísse dinheiro do céu

7. Escreve a palavra sim ou a palavra não. Sim

8. Escreve uma cor. Vermelho

9. Escreve um hábito que classifiques como defeito. Fumar

10. Escreve um certo valor em dinheiro. 999€

11. Escreve o nome de uma música ou de um grupo musical. John Neimar

12. Escreve o nome de um lugar muito próximo. Sala 5

 

 

Exercício II

Responde às questões seguintes com as palavras do exercício anterior.

 

  1. Qual o nome do(a) teu (tua) noivo(a)? Eunice
  2. Onde se encontraram pela primeira vez? Paris
  3. Que idade tem ele (a)? 22 anos
  4. Quanto tempo namoraram? Um dia
  5. Qual o número dos sapatos dele(a)? 999
  6. Qual o maior desejo dele(a)? Que caísse dinheiro do céu
  7. É bonito(a) e inteligente? Sim
  8. Qual a cor dos olhos dele(a)? Vermelhos
  9. Qual o pior defeito dele(a)? Fumar
  10. Quanto dinheiro levarão para a lua de mel? 999€
  11. Qual a canção que gostariam de ouvir no vosso casamento? John Neimar
  12. Onde vai ser a lua de mel? Sala 5

 

 

Exercício III

 

Após a audição da leitura do texto modelo, escreve um texto, a partir dos elementos do exercício II.

 

 

Exercício IV

Revê, corrige eventuais erros e aperfeiçoa o texto.

 

 

O Rodrigo Alves escreveu o seguinte texto.

 

EUNICE

    A minha noiva chama-se Eunice. Esta é a minha história: encontrámo-nos pela primeira vez em Paris. Mas ela não me disse que tinha 22 anos, juro que não parecia. Namorámos um dia naquela cidade francesa. Ela calçava o número 999. Que patorra para quem queria que caíise dinheiro do céu! Ela até era bonita e inteligente. Os seus olhos vermelhos encantavam-me, apesar do seu feio hábito de fumar.

    Fiquei contente quando ela me disse que tinha 999€ para gastar na nossa lua de mel.

    Agora o pai dela, o rei Afonso, obrigou-me a casar. Ouviremos uma música de John Neimar no nosso casamento e passaremos a lua de mel na sala 5. Ainda vai sobrar dinheiro...

 

 

 

ACRÓSTICOS
 
 

Espetacular

Simbólica

Colaboradora

Otimista

Livre

Acolhedora

 

Fixes

Emoções

Riso

Imaginar

Alegres

Saborosas

Joana Bento 9.ºB
 

 

SE EU FOSSE...

Se eu fosse um animal gostaria de ser um cão labrador amarelo e meigo porque são queridos, simpáticos, amáveis, adoram crianças e só fazem mal se os educarem mal. Se eu fosse um cão gostaria de ser simpático para com as pessoas e fazer-lhes festas e dar-lhes beijos.

 

Se eu fosse uma árvore gostaria de ser uma macieira, porque gosto muito de maçãs, principalmente as maçãs de Bravo de Esmolfe e gostava também de ser um fruto que as pessoas pudessem comer.

 

Se eu fosse um objeto gostaria de ser um lápis porque eu gosto de escrever e porque é um dos objetos mais importantes para a escrita. Eu gostava que um dia me utilizassem.

 

Joana Bento 9.ºB